É a capacidade que todo ser humano tem de reflexão a respeito das situações e como ele se relacionam com seus valores.
E o grilo falante que conversa com o pinóquio....
- voce acha que isso oque voce esta fazendo é certo pinoquio?voce vai enganar o seu pai e brincar ao inves de ir para escola?
E o cara safado:
-traio ou não traio, traio ou não traio..
É a capacidade que você tem de fazer um julgamento de valor a respeito das atitudes e decisos do seu dia a dia.
Todos nos temos isso, e é isso que estudam por exemplo nos psicopatas..até que ponto eles não tem o perderam os atributos de um "sujeito ético" ou "agente moral".
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Ética e Moral: difenças e semelhanças
É o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
Crítica: Filme Ágora
Na primeira parte do filme conhecemos Hypatia como professora, a ensinar matemática e astronomia aos seus discípulos e a tentar solucionar o enigma das órbitas planetárias em torno do Sol. Normalmente não fazia distinções entre os seus alunos, quer fossem Cristãos ou Pagãos, embora, em situações de maior pressão, revelasse algum desdém pelos escravos. Ao não revelar diferenças entre as duas religiões, originou uma situação de um triângulo amoroso, entre o seu escravo Davus e Orestes. No entanto, este aspecto não seria bem explorado, uma vez que a acção principal centra-se no confronto entre as duas principais religiões da região. Na segunda parte do filme, verifica-se novo confronto entre ideiais religiosos, visto que grande parte dos Pagãos se converteram ao Cristianismo, os Cristãos focaram as suas atenções nos Judeus.
Assinar:
Postagens (Atom)